video-game

Conversa de pai e filho

Há alguns anos, quando meu filho do meio tinha 9 anos, ele me fez esta pergunta:

“Pai, minha professora me disse que se eu não fizer uma boa faculdade eu não consigo arrumar um bom emprego. Isso é verdade?”

Respondi a ele:

“Meu filho, o que você acha melhor, arrumar um bom emprego ou gerar empregos?”

Ele me olhou com uma cara de que a minha pergunta foi muito óbvia.

Completei: “Pois é, para gerar empregos você não precisa de nenhuma faculdade.”

Então, em seguida ele me perguntou perplexo:

“Então, eu não preciso fazer uma faculdade?”

Respondi:

“Não, você não precisa fazer uma faculdade. No entanto, você vai precisar estudar muito mais do que aqueles que frequentam aulas em faculdades para poder gerar muitos empregos em sua empresa. Agora, caso você considere que seja útil fazer alguma faculdade, eu lhe sugiro que jamais seja numa faculdade presencial, porque perde-se muito tempo. Faça uma online, porque enquanto você está estudando o que lhe interessou, você já pode usar seu precioso tempo para começar a construir a sua própria empresa.”

Ele ficou pensativo e disparou:

“Vou falar isso para minha professora”, disse com um leve sorriso irônico.

Finalizei:

“Bernardo, precisamos respeitar o estilo de vida que cada pessoa escolhe. No mundo, a maioria das pessoas segue um padrão no qual foi treinada e, por isso, acredita em coisas que limitaram suas opções, justamente porque não foram capazes de questionar o mundo que lhe foi apresentado. Minha sugestão é que você não diga nada para sua professora, pois em sua vida ela fez escolhas que estavam de acordo com as informações a que teve acesso e, dentro do que ela conhece, ela está lhe dizendo o que considera ser o melhor para o seu bem. Por outro lado, você está tendo acesso a outras informações e precisa respeitar as diferenças das pessoas com quem você vai se relacionar em sua vida.”

Ele respondeu: “ok”.

E voltamos a jogar videogame…

Comentários

comentários