__coreas

O contraste entre as Coreias

fotoMatéria publicada no The Wall Street Journal mostra uma foto de satélite que flagra a real situação da República Popular da Coreia do Norte. Isso mesmo. Este círculo vermelho é a Coréia do Norte, enquanto mais abaixo, à direita, vemos a diferença da Coreia do Sul, uma democracia com livre iniciativa.

Esta foto nos deixa clara a situação caótica vivida pelos norte-coreanos pela falta de energia resultante de sua pobreza. Mas sejamos justos. Na Coreia do Norte eles resolveram um problema seríssimo presente em muitos países do ocidente: a desigualdade social. Lá, todos são iguais: igualmente miseráveis. Com exceção, é claro, dos integrantes do governo e seus familiares que usam roupas e itens de grifes comprados na Europa. Muda o país, mas não mudam os maus hábitos dessa turma.

A Coreia do Norte ainda vive sob forte ditadura comunista. Fontes afirmam que sua população sofre pela dura falta de comida e itens básicos que não conseguem ser fornecidos para a população pelo governo. Isso mesmo. Lá, o Estado é que deveria ser responsável pela produção e distribuição desses itens básicos. Como o Estado não costuma ter vocação e nem competência para produzir, falta tudo.

Coreia do Norte e Coreia do Sul. Um bom exemplo prático de dois modelos políticos e econômicos que não nos deixam dúvidas sobre qual é o lado que está iluminado e aquele que se encontra nas trevas.

Comentários

comentários