_inovacaopodeseralgosimples

Inovação pode ser algo simples

Você não precisa inventar para inovar. A inovação muitas vezes acontece dentro de áreas já existentes ou dentro de processos antigos e ineficientes, mas que são redesenhados, proporcionando mais produtividade e valor. Por onde passarmos os olhos, veremos uma oportunidade para inovar.

Você não precisa ser empresário para ser empreendedor. Tenho em minha equipe várias pessoas que me acompanham há mais de uma década e algumas há duas. Eles não têm CNPJ e nem títulos de fundadores, mas são verdadeiros construtores, empreendedores, ou melhor, intraempreendedores e são pessoas realizadas.

Muita gente diz: “não consigo ter uma ideia”. Uma dica pra ter ideias é estudar como outras empresas foram fundadas, como foi o processo de criação e desenvolvimento do projeto. Em 99% da vezes, a visão de um novo negócio bem sucedido não veio de um eureca. Vem da observação daquilo que não está funcionando bem e de problemas que precisam de solução. Ao vermos como outros passaram por este processo até construírem os seus projetos pode lhe gerar muitos insights.

Numa outra hipótese, compre uma ideia. A franquia é um bom exemplo disso. Ao abrir o seu negócio através do modelo de franquias, o risco de dar errado é bem menor. Os franqueadores passaram por um longo período de desenvolvimento de seu modelo de negócios para que seus franqueados não cometam os mesmos erros que ele. Há franquias de várias áreas de atuação e de vários volumes de investimentos.

No final do dia, você vai acabar vendendo o produto que você criou ou o produto da franquia que você comprou ou vai vender as suas 44 horas por semana para uma empresa. Como empreendedor ou funcionário, você vai vender do mesmo jeito.

Nada melhor do que fazer aquilo que faz os seus olhos brilharem e, de preferência, que traga um excelente retorno para compensar sua dedicação e produtividade.

Comentários

comentários